sexta-feira, 29 de maio de 2015

Rochas Metamórficas

     Uma rocha metamórfica forma-se a partir de uma rocha pré-existente sem que haja alteração física dos materiais.
     A rocha sujeita a novas condições de pressão e temperatura reajusta-se e origina novos minerais que são estáveis para as novas condições e ocorrem, também, variações na textura da rocha inicial.

Pressão: Devido ao peso das camadas superiores e também provenientes dos movimentos laterais das placas litosféricas.
Temperatura: Com a pressão litostática os materiais tendem a descer em profundidade na litosfera ficando em novas condições de temperatura que facilita o metamorfismo.
Fluidos: Entre as rochas na litosfera existem espaços preenchidos por fluídos que influenciam a formação de rochas de baixo metamorfismo.
Tempo: O tempo é um fator muito importante para a formação deste tipo de rochas. As rochas metamórficas formam-se durante um período de alguns milhares ou milhões de anos.

Tipos de Metamorfismos

  • Metamorfismo de contacto: Forma-se a partir do contacto da intrusão magmática com as rochas encaixantes. Os minerais das rochas encaixantes, pelo aumento de temperatura e pelos fluidos derivados do magma sofrem um rearranjo estrutural originando novos minerais que sejam estáveis às novas condições.
  • Metamorfismo regional: É um tipo de metamorfismo que afeta extensas áreas, regiões de formação de cadeias de montanha, daí o seu nome e que é causado por pressões e temperaturas muito elevadas, associadas a soluções aquosas. Este tipo de metamorfismo está associado aos limites convergentes das placas litosféricas.

Tipos de Pressão

  • Pressão litostática: Está relacionada com o local onde se formam este tipo de rochas, nas grandes bacias de sedimentação a profundidades médias e nos limites convergentes das placas associados ao aumento da espessura da crosta na formação de cadeias de montanha. Resulta do peso da massa rochosa suprajacente e exerce-se igualmente em todas as direções, fazendo diminuir o volume da rocha e aumentando a densidade dos minerais.
  • Pressão dirigida: Está diretamente relacionada com as pressões das placas. Resulta de forças tectónicas que produzem uma orientação preferencial de alguns minerais.

     No ambiente de metamorfismo regional à medida que aumenta a pressão e a temperatura, distinguimos os graus de baixo, médio e alto, no seu conjunto, estes três graus passam gradualmente uns aos outros.

      As diferentes zonas metamórficas são delimitadas por superfícies de igual grau de metamorfismo, chamadas isógradas, sendo definidas pelos pontos onde ocorrem pela primeira vez determinados minerais-índice.

Classificação das rochas metamórficas

     Esta classificação baseia-se na textura da rocha e existem as rochas com textura foliada, relacionadas com o metamorfismo regional e não foliada, relacionadas com o metamorfismo de contato.

Sem comentários:

Enviar um comentário