sábado, 26 de outubro de 2013

Princípios básicos do raciocínio geológico

     Existem duas principais linhas de pensamento:

  • Uma enveredo por uma sucessão de acontecimentos violentos (Catastrofismo);
  • Uma sucessão tranquila (Uniformitarismo).
Catastrofismo - As grandes alterações da Terra foram originadas por catástrofes. George Cuvier, pai da Paleontologia foi um acérrimo defensor desta teoria. Ele explicava que as grandes extinções teriam ocorrido por catástrofes.


Uniformitarismo - As alterações da Terra são um somativo de pequenas alterações originadas por processos lentos naturais. James Hutton, pai da geologia moderna, foi o defensor desta teoria. As montanhas foram desgastadas durante um longo período de tempo e as transformações geológicas poderiam ser explicadas à luz do que acontece na atualidade (princípio do atualismo). Reconhece que algumas catástrofes influenciaram a história da Terra.


Atualismo - Os processos modeladores da Terra no presente terão sido os mesmos do passado. "O presente é a chave do passado." Permite interpretar os processos antigos à luz dos acontecimentos atuais.

Neocatastrofismo - O planeta vai-se transformar gradualmente através de fenómonos naturais mas esporadicamente os fenómenos catastróficos influenciam na evolução da Terra. Charles Lyell diz que as causas que levaram à modificação da Terra no passado, não só seriam semelhantes às atuais mas também teriam tudo a mesma intensidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário