sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Trabalho de Pesquisa - Sistema Solar

Objetivos da construção da estação espacial internacional

        A Estação Espacial Internacional é um projeto liderado pelos EUA, Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália, Brasil, Japão, Canadá, Noruega, Dinamarca, Reino Unido, Espanha, Rússia, Suécia, França e Suíça, com a função de ser uma espécie de laboratório no espaço.         O objetivo da estação, ao início era observar e controlar a Terra, mas atualmente, o seu objetivo está relacionado com as longas viagens ao espaço, servindo de suporte.  É usada principalmente para a execução de pesquisas científicas em ambientes de microgravidade. Através dela podemos destacar vários estudos já eftuados:
  • Estudos para as reações de organismos vivos durante prolongados períodos de exposição à microgravidade, os quais nos podem dar informações sobre a possibilidade de realizar viagens espaciais futuras a outros planetas do Sistema Solar;

  • Observações dos planetas do Sistema Solar, doutras galáxias, da nossas estrela - o Sol, doutras estrelas sem termos a interferência da atmosfera terrestre;
  • Estudos sobre os comportamentos de materiais, vegetais e animais em ambientes com gravidade reduzida;
  • Criação de novos mecanismos;
  • Exposição direta de diversos materiais no ambiente espacial;
  • Desenvolvimento de novas tecnologias na área de comunicação com satélites e naves espaciais;
  • Avanço na área da astronomia, pois as observações do espaço serão facilitadas;
  • Refugio para os astronautas e outros trabalhadores, caso haja algum acidente com as suas naves.



Razões que levaram ao abandono do Projeto Space Shuttle

        Muitos críticos da NASA veem o projeto como um desperdício de dinheiro e tempo, perdendo assim a possibilidade do desenvolvimento de outros projetos mais úteis.
        Este projeto foi iniciado em 1981,com o lançamento do Columbia, e interrompido em 1986 devido a um acidente com o Challenger que explodiu após setenta e três segundos do seu lançamento devido a uma falha no anel de vedação de um propulsor, matando os seus sete tripulantes, levando ao abandono do Projeto Space Shuttle.




Dimensões da Via Láctea

        A Via Láctea é constituída por cerca de duzentos mil milhões de estrelas e tem de massa cerca de 750 mil milhões de massas solares. A sua idade é cerca de 13,7 mil milhões de anos.Tem como diâmetro cerca de 100 000 anos-luz e em média cerca de 2 000 anos-luz de espessura.


Tipos de Estrelas


  • Gigante Azul
        É uma estrela pesada, com uma massa dezoito vezes maior que a massa do Sol, é muito quente e brilhante, tem de tipo espectral O ou B. É extremamente luminosa, as suas temperaturas são tão altas que atingem cerca de 20 000 K, e uma quantidade considerável da sua energia é emitida através da radiação ultravioleta, sendo portanto invisível para os nossos olhos.



  • Gigante Vermelha 
        É uma estrela luminosa de massa pequena ou intermédia numa fase avançada da evolução estrelar, entre 0,5 e 10 massas solares. A sua temperatura superficial é baixa, abaixo de 5 000 K. A sua aparência tem a cor que varia entre o amarelo alaranjado e o vermelho, tem um tipo espectral K e M.

  • Anã Laranja
        É uma estrela que tem classe espectral K e luminosidade V. A sua expectativa de vida está entre 15 a 30 mil milhões de anos. A sua massa é 0,5 a 0,8 da massa do Sol e a sua temperatura superficial é de 3 900 e 5 200 K.
  • Anã Amarela
        É uma estrela da sequência principal de classe G. Tem entre 0,8 e 1,2 de massa solar, a sua temperatura superficial varia entre 5 300 e 6 000 K. Como as outras estrelas da sequência principal, uma anã amarela está no processo de conversão do hidrogénio para hélio no seu núcleo pela fusão nuclear.

  • Anã Branca
        É uma estrela cujo núcleo é mil vezes mais luminoso que o Sol, tem uma temperatura efetiva que pode chegar a 150 000 K e como não tem uma fonte de energia adicional, irá gradualmente irradiar a sua energia e esfriar. A sua massa é de 0,6 MSol.



Asteroides

        Os asteroides são corpos rochosos e metálicos, com dimensões e formas muito variadas. São considerados os menores corpos do Sistema Solar. Situam-se principalmente nas Cinturas de Asteróides e na Cintura de Kuiper.        Palas é o segundo maior asteróide. Estima-se que as suas dimensões sejam cerca de 558 x 526 x 532 km.
       Juno foi o terceiro asteróide a ser descoberto. Tem cerca de 234 km de diâmetro.
       Vesta era o segundo maior asteróide com um diâmetro média de 530 km. É o único asteróide ocasionalmente visto a olho nu.
       Íris tem um diâmetro com cerca de 200 km.
       Hígia
é o quarto maior asteróide e tem um diâmetro de 407 km.
  


  

Cometas

        Um cometa é um corpo do sistema solar composto por gelo, poeiras e pequenos fragmentos rochosos que, ao aproximar-se do Sol, passa a exibir uma cauda, provocada pelos efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo.




      Tuttle tem um período atual de 33 anos e foi visto pela última vez em 2008.
      Borrelly tem um período atual de 6,86 anos e passou a 14 de setembro de 2009.
      Wirtanen tem um período atual de 5,44 anos e foi visto em 1984.
      Wild 2 tem um período atual de 6,17 e passou pela última vez em 2009.
      Temple tem um período atual de 5,51 anos e foi visto a 3 de janeiro de 2005.
      Halley
tem um período atual de 76 anos e passou em 1986.


Locais onde tenham caído meteoritos

Há cerca de 50 000 anos, caiu um meteorito no Arizona.
Em novembro de 1492, caiu um na cidade de Ensisheim, em França.
O Tunguska, caiu em 1908, perto do rio Tunguska, na Rússia.
A 9 de outubro de 1992, caiu um meteorito em Peekskill, em Nova Iorque.
Em 2003, em Chicago, caiu uma chuva de meteoritos.


Planeta do Sistema Solar que serviu para cálculo da minha idade – Júpiter

Utilizando a fórmula criada para o efeito, cheguei à conclusão que a minha idade em Júpiter é aproximadamente 0,509 anos. Ainda não teria um ano terrestre.





Sem comentários:

Enviar um comentário