Tipos de lava
Lavas Ácidas
Grande teor de sílica, têm um percentagem de sílica superior a 70%, são viscosas e ricas em gases que têm dificuldade em libertar-se. A temperatura das lavas ácidas é baixa, situando-se entre os 800ºC e os 1000ºC. O movimento das lavas ácidas é muito lento, quase imperceptível. Por serem viscosas formam:- Domas ou cúpulas: estruturas arredondadas resultantes da solidificação de lavas viscosas dentro da própria cratera.
- Nuvens ardentes: que são massas de gases e cinzas incandescentes expelidas nas erupções vulcânicas explosivas.
- Agulhas vulcânicas: que consistem em formações vulcânicas resultantes da consolidação de lavas muito viscosas, dentro da chaminé vulcânica.
Lavas Básicas
Tem menor quantidade de sílica e a sua percentagem de sílica presente rondam os 45% e os 50%. São lavas fluídas e pobres em gases, que se libertam com facilidade. A temperatura deste tipo de lavas é bastante elevada, situando-se entre os 1100ºC e os 1200ºC. Por serem fluídas formam:
- Lavas encordoadas ou pahoehoe: que, após a solidificação, dão origem a superfícies lisas ou com aspeto semelhante a cordas.
- Lavas escoriáceas ou aa: cuja solidificação origina superfícies ásperas irregulares e formadas por fragmentos porosos (lavas avançam à velocidade de 5 a 50 metros por hora).
- Lavas em almofada ou pillow lavas: que se formam nas erupções subaquáticas marinhas e que originam, após a solidificação, massas arredondadas, semelhantes a almofadas, revestidas por uma película de vidro vulcânico.
Lavas Intermédias
Possuem características intermédias entre as lavas ácidas e as básicas, e o seu teor em sílica está compreendido entre 50% e 70%.
- No vulcanismo submarino o tipo de lava é independente da viscosidade da lava. A lava ao sair da cratera submarina arrefece rapidamente a parte mais externa por contato direto com a água mas no seu interior continua a escorrer formando as PILLOW LAVAS (lavas em almofada).
Sem comentários:
Enviar um comentário