terça-feira, 11 de março de 2014

Biosfera - camada superficial onde habitam todos os seres vivos na Terra incluindo as relações entre os diferentes subsistemas e os seres vivos.

Biomas - Um dos grandes ecossistemas da Terra, caracterizado pelas condições de clima e de solo, que determinam um tipo particular de vegetação e, consequentemente, os tipos de animais e de outros seres vivos que nele se desenvolvem.
Exemplos: tundra, taiga, floresta pluvial tropical e deserto.


Ecossistemas - Comunidade de espécies vegetais, animais e microrganismos de um habitat que, em conjunto com os elementos abióticos (meio físico-químico) do ambiente, interagem como um sistema estável. É a interacção entre seres vivos da mesma espécie, a interacção entre seres vivos de espécies diferentes e a interacção destes e o meio físico-químico do local onde vivem. Um ecossistema é a interação entre os fatores abióticos e os fatores bióticos de um determinado local.
        Os fatores abióticos são a temperatura, a humidade, o tipo de solo, luminosidade…
Os fatores bióticos são a forma como cada ser se relaciona com outro ser dentro do ecossistema, como por exemplo: predadorismo, o parasitismo , a reprodução etc.

        Os seres relacionam-se  através da alimentação através da cadeia alimentar. Numa cadeia alimentar um ser vivo desempenha um dos três papéis: 
  • Produtor - Seres autotróficos, capazes de produzir alimento, sintetizando matéria orgânica apartir de matéria inorgânica;
  • Macroconsumidor (consunidor) - Seres heterotróficos, que sendo incapazes de sintetizar matéria orgânica, têm de se alimentar de matéria já elaborada, consumindo diretamente os produtores (herbívoros) ou outros macroconsumidores (carnívoros);
  • Microconsumidor (decompositor) - Conseguem transformar matéria orgânica em matéria inorgânica, devolvendo ao meio substâncias minerais essenciais para que os produtores renovem as cadeias alimentares.

Espécie - a palavra significa aspecto em latim. Significa um grupo de indivíduos com aspecto semelhante, com as mesmas características que se reproduzem e deixam descendência fértil.

População - Conjunto de indivíduos da mesma espécie, vivendo num mesmo local, e na mesma época.

Comunidade biótica ou biocenose - Conjunto de todos os seres vivos, vivendo num mesmo local, e na mesma época. 

Habitat - é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu "ENDEREÇO" dentro do ecossistema. É o tipo de local ou lugar físico normalmente habitado pelos indivíduos de uma espécie.

Biótopo - são o conjunto de factores físico-químicos (factores abióticos: água, tipo de solo, clima...)existentes num determinado ecossistema.

Nicho Ecológico - é o ‘lugar funcional’ ocupado por uma espécie dentro do seu sistema.
 Exemplo: o leão actua como predador devorando grandes herbívoros, como zebras e antílopes.
É praticamente impossível que duas espécies ocupem o mesmo nicho ecológico.


Sem comentários:

Enviar um comentário