sábado, 29 de março de 2014

       A ingestão é o processo que leva à introdução dos alimentos no ser vivo.
       A digestão é como já referimos e como já estudaste o conjunto de processos que leva à simplificação de macromoléculas em micromoléculas por reações de hidrólise catalisadas pelas enzimas .
       A absorção é a passagem destes nutrientes simples através das membranas celulares, de forma a poderem ser utilizadas no metabolismo celular.
        Existem três tipos de digestão consoante o local onde é feita que são:
  • Digestão intracelular - ocorre somente no interior da célula. A partícula é englobada, por pinocitose ou fagocitose, sendo então digerida no interior de vacúolos através das enzimas lisossomáticas. Encontra-se principalmente nos protozoários e poríferos;
  • Digestão extra e intracelular - começa no tubo digestivo e completa-se no interior da célula. É o que acontece nos celenterados, onde a digestão se processa no interior da cavidade gastrovascular, e em seguida, as partículas parcialmente digeridas são captadas por células da gastroderme, onde a digestão se completa intracelularmente;
  • Digestão extracelular - ocorre fora das células, em cavidades do organismo. Pode ocorrer fora do organismo, esta é chamada de digestão extracorporal, como os fungos. As que ocorrem no interior do organismo, é a digestão intracorporal, que acontece nos animais.
       Se observarmos uma célula podemos verificar que a maior parte o volume da célula é ocupado pelo sistema membranar. Este sistema é constituído por organitos que tem comunicação entre si, a membrana nuclear, retículo endoplasmático e o complexo de Golgi. É a partir destas estruturas que se formam os organitos responsáveis pela digestão intracelular (lisossomas e outras vesículas).

Sem comentários:

Enviar um comentário