quarta-feira, 11 de junho de 2014

Circulação Simples

       Circulação em que o sangue passa uma única vez pelo coração em cada ciclo completo. Ocorre em vertebrados de respiração branquial.

Circulação Dupla Imcompleta

É a circulação em que não ocorre mistura dos sangues venoso e arterial no coração. Presente em aves e mamíferos.

Circulação Dupla Completa

É a circulação em que ocorre mistura dos sangues venoso e arterial no coração ou na comunicação entre a artéria aorta e a pulmonar. Presente em anfíbios e répteis.

  • Peixes: Tipo de Circulação: simples 2 Cavidades: - 1 aurícula e 1 ventrículo
    O sangue venoso entra na aurícula, por uma estrutura, o seio venoso e o sangue passa pela sístole auricular para o ventrículo. Dá-se a sístole ventricular e o sangue sai do coração por outra estrutura, o cone arterial, até atingir as brânquias. Nas brânquias dá-se a hematose pulmonar e o sangue passa para artéria aorta que se ramifica em arteríolas e depois capilares. Dá-se a troca gasosa ao nível celular e o sangue carregado de dióxido de carbono, regressa ao coração pelas vénulas e destas para as veias, regressando ao coração.  
  • Anfíbios: Tipo de Circulação: dupla e incompleta 3 Cavidades:- 2 aurículas e 1 ventrículo. O sangue vindo de todas as partes do corpo entra na aurícula direita e na esquerda entra o sangue vindo dos pulmões. Dá-se a sístole auricular e o sangue passa para o ventrículo (único). Ocorre a sístole ventricular e parte do sangue dirige-se aos pulmões (circulação pulmonar) e outra parte à restantes parte do corpo (circulação sistémica). Embora possa haver mistura dos dois tipos de sangue, a morfologia do ventrículo dos anfíbios, esta mistura é apenas parcial.
  • Répteis: Tipo de Circulação: dupla e incompleta (completa para os crocodilos) 4 Cavidades:- 2 aurículas e 2 ventrículos. A circulação nos répteis é semelhante à dos anfíbios com exceção do crocodilo que tem um coração com 4 cavidades. Os restantes têm 2 ventrículos mas não totalmente separados (como na classe dos crocodilos)As aurículas contraem em tempos diferentes o que faz com que não haja mistura total dos 2 tipos de sangue. Nos répteis existe um septo que divide parcialmente o ventrículo.
  • Aves e Mamíferos: Tipo de Circulação: dupla e completa 4 Cavidades: 2 aurículas e 2 ventrículos. O sangue venoso entra na aurícula direita pelas veias cavas, e o sangue arterial na aurícula esquerda pelas veias pulmonares. Dá-se a sístole auricular e o sangue sai pelas artérias (pulmonar -direita, e aorta - esquerda). A artéria pulmonar leva ao sangue às arteríolas, estas aos capilares e dá-se a hematose pulmonar, o sangue rico em oxigénio é conduzido dos capilares para as vénulas e destas para as veias pulmonares, regressando ao coração, para a aurícula esquerda.A artéria aorta leva o sangue arterial para as arteríolas e destas para os capilares. Dá-se a troca de oxigénio pelo dióxido de carbono (hematose celular) e o sangue regressa ao coração pelos capilares, vénulas que se reúnem na veia cava superior e inferior.


Sem comentários:

Enviar um comentário