Fase Química
Ocorre no estroma e não depende diretamente da luz. Ocorre a incorporação de dióxido de carbono. Este desde que entra na planta sofre uma sequência de reações até à formação de matéria orgânica. Esta fase ocorre no estroma dos cloroplastos e é nela que se forma a glicose, pela reação inicial entre o dióxido de carbono atmosférico e a ribulose difosfato (RDP), um composto com cinco carbonos, que funciona para a incorporação do CO2 (através da enzima Rubisco). Nesta fase ocorre uma série de reações químicas que necessitam de ATP e NADPH formados na fase anterior. Embora esta fase não dependa diretamente da luz, estas reações ocorrem por ação de enzimas que dependem da presença de luz e da temperatura.
- Fixação do Carbono: O CO2 combina-se com a ribulose difosfato (RuBP) que origina um composto com 6 carbonos instáveis.
- Produção de compostos orgânicos: Este composto instável dá origem imediatamente a 2 moléculas de com 3 carbonos cada uma, o ácido fosfoglicérico (PGA).
- Regeneração do aceitador: O ATP atua nestas 2 moléculas e estas são reduzidas pelo NDPH, formando o aldeído fosfoglicérico (PGAL). Por cada 12 PGAL formados, são utilizadas 10 PGAL para regenerar a ribulose difosfato.
Por cada 12 PGAL, 10 são utilizadas para regenerar o RuBPe 2 são para sintetizar compostos orgânicos.Para se formar uma molécula de glicose é necessário que o ciclo ocorra 6 vezes gastando-se:
-6 moléculas de CO2;
-18 moléculas deATP;
-12 de NADPH.
O aldeído fosfoglicéridoé utilizado não só para a formação da glicose mas também de outros compostos orgânicos : aminoácidos, glicerol e ácidos gordos.
Sem comentários:
Enviar um comentário