Fermentação
A fermentação é um processo que ocorre no citoplasma da células (local onde existem as enzimas que intervém neste processo), cujo objetivo é a obtenção de energia. Consiste na degradação da molécula de glicose, como matéria inicial e numa sequência de reações que se agrupam emduas etapas.Segunda: O piruvato é reduzido e é transformado em num outro produto, como:
- álcool etílico ou etanol (fermentação alcoólica),
- ácido lático (fermentação lática)
- ácido acético (fermentação acética).
Durante a glicólisea NAD+ converte-se em NADH + H+ e esta transporta eletrões e protões que vão ser utilizados nesta segunda fase para reduzir o Piruvato.
O piruvato é reduzido e é transformado em num outro produto, como álcool etílico ou etanol, ácido láticoou ácido acético.
O produto final desta redução vai depender do seronde ocorre a fermentação. Há seres em que a redução do piruvato leva há libertação de dióxido de carbono (descarboxilação), como por exemplo no fermento de padeiro (levedura), dá-se a descarboxilação, fermentação alcoólica em que o produto resultante é o álcool etílico; noutros seres não há esta descarboxilação, como por exemplo nas bactérias do iogurte e nas células musculares do Homem, trata-se da fermentação láctica e o produto é o ácido láctico.
As células musculares dos Homens utilizam com frequência a fermentação láctica que ocorre ao mesmo tempo que a respiração aeróbica. Isto acontece quando o oxigénio não é suficiente para degradar a molécula de glicose. Forma-se o ácido láctico para auxiliar a célula na obtenção de energia, embora este tipo de obtenção de energia não seja de grande rendimento, como vamos verificar na respiração aeróbica. O excesso de ácido láctico origina as caibras.
Sem comentários:
Enviar um comentário