terça-feira, 10 de junho de 2014

Fotossíntese

Conceitos a reter:
  • ATP - A energia luminosa e a química não são utilizadas diretamente pelas células, parte dessa energia é transferida para um composto - o ATP - adenosina trifosfato que é fonte de energia que é utilizável pela célula. As células não têm armazenadas grandes quantidades de ATP e a transferência de energia depende do ciclo ATP - ADP. Na fotossíntese e na quimiossíntese a produção de ATP é fundamental para a formação dos compostos orgânicos. Na fotossíntese e na quimiossíntese a produção de ATP é fundamental para a formação dos compostos orgânicos.

  • Cloroplasto - O cloroplasto é um organito existente nas plantas e algumas bactérias (ex: cianobactéria). É no cloroplasto que se encontram os pigmentos que são fundamentais na fotossíntese (clorofila a e b). Os cloroplastos para além da clorofila têm outros pigmentos, por exemplo os carotenos (laranja), mas em menor quantidade. Cada célula têm em média cerca de 40 cloroplastos. São revestidos por duas membranas lipoproteínas, e têm no seu interior um complexo membranoso formado por invaginações das membranas e formando pequenas bolsas discoides achatadas e empilhadas, os tilacoides. Cada pilha de tilacoide chama-se de granum, o plural é grana. O Interior do cloroplasto é constituído por um fluido, o estroma. As moléculas de clorofila estão dispostas nas mem branas dos tilacoides. A clorofila é capaz de absorver energia luminosa e transformá-la em energia química.


  • Captação de energia - As reações termonucleares do Sol emitem grandes quantidades de energia radiante que constitui o espetro eletromagnético. Estas radiações propagam-se em ondas e a sua energia é avaliada pelo comprimento de onda. De toda a energia que atinge a Terra, através dos fotões, apenas 42% atravessa a atmosfera. Uma parte é filtrada na camada de ozono (comprimentos de onda curtos), outra parte é filtrada pela água e dióxido de carbono, existentes na atmosfera (comprimentos de onda longos), antes de chegarem à superfície terrestre.Cada radiação é caraterizada pelo comprimento de onda e quanto maior for este comprimento de onda menor é a energia. Por esta razão, se observares a figura, vês que os raios UV e os raios X, são muito energéticos e, embora não visíveis, causam lesões nas células (queimaduras solares, melanomas...). 
    Os olhos humanos têm capacidade para detetar luz com comprimentos de onda entre os 380nm e os 750nm e esta faixa é conhecida como luz visível ou branca. Se esta luz passar por um prisma têm-se a decomposição do espetro da luz branca em radiações que vai do violeta ao vermelho. Os pigmentos fotossintéticos são substâncias que captam a luz solar e iniciam todo o processo da fotossíntese. A Clorofila absorve radiações de diferentes comportamentos de onda, mas não absorve os que correspondem à cor verde e como os reflete, apresentam essa cor.
         Os seres autotróficos, são produtores, pois produzem a matéria orgânica essencial aos seres heterotróficos que dependem diretamente (herbívoros) ou indiretamente (carnívoros e omnívoros). São fundamentais para o equilíbrio da biosfera, mas também necessitam da geosfera e da hidrosfera para sobreviverem (água e sais minerais).

Sem comentários:

Enviar um comentário