Transformação e utilização de energia pelos seres vivos
Toda a atividade do ser vivo, dos mais simples aos mais complexos, necessita de uma fonte de energia. A energia localiza-se nas ligações entre átomos, quando estas ligações são quebradas liberta-se energia que não é diretamente utilizada, para poder ser utilizada pelas células, o ser vivo utiliza uma molécula acetora de energia que já falamos, o ATP. Esta molécula é a transportadora universal de energia a nível celular.
Toda a atividade do ser vivo, dos mais simples aos mais complexos, necessita de uma fonte de energia. No ser vivo o ATP não se acumula, o que significa que estas moléculas estão sempre a ser produzidas e regeneradas. Ao conjunto de todas as reações químicas essenciais à vida, dá-se o nome de metabolismo celular.
Existem várias metabolismos que correspondem a diferentes reações que permitem produzir moléculas ATP. O metabolismo celular ocorre em dois processos:
- Um resulta da degradação de substâncias complexas em simples com libertação de energia que irá ser transferida para as moléculas ATP;
- São as reações catabólicas como há libertação de energia, dizem-se exoenergéticas.
O produto final da decomposição da molécula complexa é mais pobre em energia da que lhe deu origem. Estas reações catabólicas podem dar-se em presença de oxigénio, isto é, aerobiose, ou com ausência de oxigénio, ou seja, anaerobiose.
Sem comentários:
Enviar um comentário