Ciclo Celular
Segundo a teoria celular, a célula é a unidade básica da vida e é esta que assegura a continuidade da vida dado que se dividem e originam novas células. Normalmente a célula ao dividir-se origina duas células-filhas genericamente iguais à células-mãe, ou seja, os núcleos destas células possuem a mesma informação de DNA. É esta duplicação que assegura a continuidade genética da vida. A este mecanismo dá-se o nome de divisão celular.
Nos seres unicelulares a divisão da célula corresponde à reprodução, nos seres pluricelulares são necessárias muitas divisões celulares até que se forme um novo indivíduo.
Acerca dos cromossomas:
Tem como unidade básica uma longa cadeia de DNA que está ligada a uma proteína que lhe dá estrutura e que regula a atvidade genética, a histona. Ao DNA associado à proteína dá-se o nome de cromatídeo. Parte da vida de um cromossoma é constituído apenas por um cromatídeo mas quando o DNA duplica, o cromossoma passa a ser constituído por duas cadeias de DNA associadas às histonas e ligadas por uma estrutura sólida, o centrómero.
Sem comentários:
Enviar um comentário