sábado, 22 de novembro de 2014

Ciclos de vida

Ciclos de vida é o nome que se dá ao conjunto de todas as etapas na história reprodutiva dos seres sexuados, desde a conceção do indivíduo até à produção da sua própria descendência. Embora a meise e a repodução ocorra em todos os seres vivos sexuados, a sua ocorrência pode dar-se em tempos diferentes e daqui resultam três tipos de ciclos de vida (haplonte, diplonte, haplodiplonte) em que, em qualquer um deles há alternância de fases nucleares entre a haplófase e diplófase. Todos os ciclos têm a ocorrência de meiose, fecundação, células sexuais, ovo zigoto e alternância de fases.
Haplonde: A meiose não gera gâmetas mas sim células haplóides e ocorre logo após a formação do zigoto, meio pós-zigótica e que se dividem por mitose originando um ser pluricelular haplonde, sendo o único estádio diplonde o zigoto. Este ciclo ocorre nas algas, fungos e protistas.

Diplonde: A meiose ocorrer na produção dos gâmetas que são as únicas células haploides, pré-gamética, e que sofrem mais divisões até à fecundação. O zigoto dicide-se por mitose originando um ser pluricelular diplonde. Este ciclo tem como exemplo os animais.

Haplodiplonde:  Neste tipo de seres, plantas e algumas algas, há alternância de gerações, esporófita e gametófita, ou seja os seres alternadamente produzem esporos e gâmetas. A meiose ocorre para a formação dos esporos, meiose pré-espórica. O esporo divide-se por mitose originando um estádio haploide, dando origem aos gâmetas. Com a fecundação, origina-se um zigoto diploide que ao desenvolver-se irá formar um novo esporófito. 

Sem comentários:

Enviar um comentário