quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Fase Mitótica

     Nesta fase a célula já está capaz de dividir o seu material genético. Na fase S, ocorreu a duplicação dos cromatídeos dos cromossomas, agora cada cromossoma contém dois cromatídeos ligados pelo centrómero e irá ocorrer a divisão do núcleo que passa por 4 etapas:

  • Prófase: Nesta fase os cromossomas atingem o seu grau máximo de condensação. Dá-se a fragmentação da membrana nuclear, carioteca. Há desintegração do nucléolo. dá-se a migração dos pares de centríolos para os pólos e há formação de fuso de divisão e do áster. Os cromossomas que antes estavam desordenados, unem-se ao fuso pelos centrómeros e deslocam-se para a região equatorial da célula.
  • Metáfase: Há formação da placa eqautorial, onde os cromossomas estão dispostos na posição equatorial da célula, assim possibilitando a distribuição equitativa de informação genética. Os cromossomas estão bem individualizados e fortemente condensados. As linhas do fuso surgem em forma de linhas centrais.
  • Anáfase: Ocorre a divisão longitudinal do centrómero e os cromossomas-filhos migram para os pólos da células orentados pelas fibras do fuso.
  • Telófase: A última etapa da mitose, em que as fibras do fuso desaparecem. Ocorre a organização da membrana nuclear e do nucléolo. Os cromossomas desondensam-se. É o início da citocinese, os microtúbulos do citoesqueleto organizam-se para formar um anel contrátil, que orienta a citocinese. Formam-se duas células idênticas à original.

Diferenças entre a mitose nas células vegetais e nas animais:
      Na célula vegetal não há presença de centríolos e o fuso acromático forma-se devido a fibrilas do citoesqueleto , enquanto que na célula animal há e formam o fuso acromático;
     A citocinese ocorre na na célula vegetal por formação de uma septo de natureza celulósica, nestas células as vesículas derivadas do complexo de golgi, alinham-se na zona equatorial e fundem-se e formam uma zona plana. As membranas das vesículas irão originar a membrana citoplasmática da nova célula e o conteúdo da vesícula irá ser o percursor da parede celular. Na célula animal a citocinese forma-se pela contração de um anel contráctil feito de microfilamentos proteicos criando um sulco de clivagem e originando o estrangulamento do citoplasma.

Sem comentários:

Enviar um comentário