sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Reprodução Sexuada

     Está relacionada com processos que envolvem troca e mistura de material genético entre indivíduos de uma mesma espécie. Os gâmetas são células sexuais femininas e masculinas e unem-se formando uma única célula, o ovo ou zigoto. Quando estes se unem ocorre a fecundação. Se não ocorresse a redução dos cromossomas para metade a nova célula teria o dobro dos cromossomas e por isso não seria possível manter as caraterísticas da espécie.
     A fecundação tem como consequência uma duplicação dos cromossomas, mas em que o material genético permanece constante de geração em geração. Isto faz com que em determinado momento ocorra um processo de divisão nuclear em que o número de cromossomas seja reduzido para metade.

     Cada cromossoma, um vindo da mãe e outro do pai, são chamados de cromossomas homólogos, e são portadores de genes para as mesmas características.

Todas as células, exeto os gâmetas, têm estes cromossomas homólogos e designam-se por células diplóides, 2n. A resultante da divisão que reduz para metade o número de cromossomas é a célula haplóide, n.

Sem comentários:

Enviar um comentário