Taxonomia e nomenclatura
A taxonomia é o ramo da biologia que trata da classificação dos seres vivos e da nomenclatura dos grupos formados pela classificação. É ainda influenciada por Aristóteles e por Lineu, considerado por muitos o pai da Taxonomia. Com o avanço da ciência e da tecnologia houve um desenvolvimento da Biologia evolutiva e com ele apareceu a Sistemática.
Sistemática: é um conceito mais abrangente que a própria taxonomia e que engloba os conhecimentos da biologia evolutiva e dados da taxonomia e cujo objetivo é conhecer os relações de parentesco e a história história evolutiva dos seres vivos.
No sistema de classificação e Lineu os seres vivos estavam divididos em dois grandes grupos: animal e vegetal, por sua vez, estes subdividiam-se em categorias cada vez menores (menos abrangentes). As categorias eram: Classes, Ordens, Género e Espécies. É um sistema hierárquico em que cada categoria se engloba numa outra maior até chegar ao Reino. Atualmente utilizam-se mais categorias taxonómicas, também designadas por Taxon ou Taxa. As principais taxas atualmente são: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Género e Espécie.
A categoria Domínio, super-reino, não é muito utlizado, ainda está envolto nalguma discórdia. Existem 3 domínios: Eubacteria (dominio das bactérias), o Archaea (procariontes que não são bactérias) e o Dominio Eucharia (eucariontes). A categoria Vida, é o super dominio onde se incluem todos os seres vivos - Biota.
A unidade básica da classificação é a espécie e é um conjunto de indivíduos que partilham o mesmo fundo genético que lhes permite cruzarem-se entre si e originar descendência fértil. As espécies não se cruzam com outras espécies, embora existam espécies muito aparentadas ainda que podem reproduzir-se mas a sua descendência é estéril.
Sem comentários:
Enviar um comentário