sexta-feira, 28 de março de 2014

Lípidos

      Os lípidos são também compostos ternários de oxigénio, carbono e hidrogénio mas podem conter o azoto, o enxofre e o fósforo, em lípidos mais complexos. A maioria dos lípidos é constituído por ácidos gordos ligados a uma molécula de glicerol, esta ligação chama-se Ligação Éster.
      São insolúveis na água (formam emulsões) e solúveis noutros lípidos e noutros solventes como o éter e o clorofórmio.
Tem como função fornecer energia (ex: triglicéridos), são isoladores térmicos, outros reguladores (hormonas) e outros estruturais (fosfolípidos). Temos então lípidos que fornecem energia, outros estrutura e outros reguladores.

  • Ácidos gordos - São cadeias lineares de carbono com um grupo terminal de carboxilo (COOH).
    Dizem-se saturados quando todos os carbonos estão ligados entre si por ligações simples.








    Dizem-se insaturados quando os carbonos estão ligados com ligações duplas e triplas.





    Dizem-se polinsaturado quando existe mais que uma dupla ou tripla ligação.

  • Glicerol - É um álcool constituído por 3 grupos hidroxilo (HO) que estabelecem ligações ESTÉR com o grupo carboxilo do ácido gordo (liberta-se por cada ligação uma molécula de água). Se o glicerol estabelecer uma ligação com um ácido gordo, chama-se monoglicérido, se for com dois é o diglicérido e com três, triglicérido.
Lípidos estruturais
    Os fosfolípidos, são um dos lípidos estruturais que mais se destacam pela sua importância, constituem a maior parte da membrana celular. É constituído por um grupo fosfato (ácido fosfórico) ligado ao glicerol que por sua vez se encontra ligado a dois ácidos gordos.

Lípidos reguladores

    As hormonas femininas (progesterona) e as masculinas (testosterona) que fazem parte de um grupo denominado esteróides, são também lípidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário