sábado, 1 de março de 2014

Ondas Sísmicas

        As ondas sísmicas resultam da propagação da energia libertada pelo sismo. Desde a sua origem, hipocentro, propagam-se em todas as direções do espaço.
Existem dois tipo de ondas, as que se propagam no interior da Terra, Primárias (P) e Secundárias (S) designadas por ondas de volume e as que se propagam à superfície Lowe ou Love e Rayleigh designadas por ondas superficiais.

Ondas de volume


ONDA P ou PRIMÁRIA - São ondas que se propagam na mesma direção de propagação da onda. É uma onda que se desloca comprimindo e distendendo. São as que se deslocam a maiores velocidades e por isso as primeiras a chegarà superfície e daí o seu nome.



ONDAS S ou TRANSVERSAIS - São ondas que se deslocam na perpendicular da direção de propagação da onda. São ondas que deformam e distorcem os materiais por onde passam. Têm uma menor velocidade de propagação que as ondas P e por esse motivo chegam depois da P à superfície.



Ondas superfíciais

        Quando as ondas P se juntam com as S à superfície formam as ondas L e Reyleigh. São ondas que só se deslocam à superfície ou muito próximo e são as ondas mais destrutivas.
ONDA LOWE - LOVE ou L – Deslocam-se  na perpendicular à direção de propagação e paralelas à superfície.


ONDA de REYLEIGH – Desloca-se de uma forma elíptica e no sentido contrário aos ponteiros do relógio.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário