terça-feira, 10 de junho de 2014

O Transporte nas Plantas

     O movimento de água e de substâncias inorgânicas e orgânicas nas plantas chama-se translocação.
     Com o aumento no tamanho das plantas, as raízes e as folhas tornaram-se cada vez mais separadas umas das outras e foram, então, criadossistemas para transporte à longa distância, permitindo a eficiente troca de produtos de absorção e de assimilação entre as raízes e a parte aérea.
  • Plantas Avasculares - não necessitam de estruturas especializadas para transportar substâncias, são plantas simples.Não possuem sistema de transporte, as substâncias deslocam-se por processos de osmose, entrada da água na célula, e os nutrientes por difusão simples. A sua simplicidade permite que todas as células estejam em contato com a luz e a proximidade das células de toda a planta permite a passagem dos nutrientes.
  • Plantas Vasculares - Nas espécies mais evoluídas, mais complexas existe um sistema de transporte. Possui um sistema de transporte, ou seja, doistecidos especializados, organizados em feixes em todos os órgãos da planta (raiz, caule e folhas) e que lhes permite a troca de substâncias : entre o meio e a planta, e dentro desta, a comunicação entre células. 
        O caule, a raiz e as folhas têm funções diferente numa planta:
  • Raiz: Assegura a fixação ao solo e capta matéria-prima (água e sais minerais).A eficiência da captação de água e sais minerais deve-se à existência dos pêlos radiculares que aumentam a área da raiz em contato com o solo.
  • Caule: Faz a comunicação entre a captação da matéria-prima e os órgãos de produção de matéria orgânica, as folhas. Assegura o correto transporte.
  • Folha: Estrutura fotossintética, local onde há produção de matéria orgânica e onde se dá a troca gasosa. Na superfície externa está a epiderme onde se localizam os estomas que assegura as trocas. Na estrutura interna, para além dos tecidos condutores (xilema e floema), têm um tecido clorofilino constituído por células fotossintéticas, o mesófilo.

Sem comentários:

Enviar um comentário