terça-feira, 10 de junho de 2014

Estomas

       São estruturas por onde o dióxido e carbono entra na célula e que controlam a quantidade de água que sai na transpiração. São formadas por duas células guarda (têm cloroplastos) que revestem um orifício o ostíolo. Os estomas controlam a quantidade de água que é perdida pela transpiração da planta. Os estomas estão sempre "revestidos" por água que vem das raízes. As células guarda são constituídas por uma parede que é mais espessa no local que revestem o ostíolo. Quando as células estão turgidas (cheias de água nos seus vacúolos), as células deformam-se, expandem-se no sentido das paredes mais finas das células guarda, pressão de turgência, fazendo que o ostíolo abra. Quando a pressão de turgência diminui (os vacúolos diminuem o seu volume) e fecha-se o ostíolo. A pressão de turgência das células guarda depende de vários fatores.



Xilema

         O xilema, ou lenho, é responsável pela condução de água e sais minerais -seiva bruta - das raízes até o topo da planta. Existem 4 tipos de células xilémicas: 
  • traqueídos;
  • elementos de vaso;
  • fibras lenhosas (São células mortas e alongadas, bastante lignificadas, e cuja função principal é a de suporte dos feixes xilémicos);
  • parênquima lenhoso (As células do parênquima lenhoso são as únicas células vivas do tecido xilémico, e exercem funções de reserva).

          As duas primeiras são os vasos lenhosos ou vasos xilémicos. Com exceção do parênquima lenhoso, são células mortas impregnadas por lenhina e reforçadas com celulose.

         Elementos condutores do xilema são:
  • Os vasos xilémicossão formados por células mortas colocadas topo a topo e em que nos traqueídosas paredes transversais estão presentes e as células contatam entre si através de poros e nos elementos de vaso (maior calibre), as paredes transversaism desaparecem e forma cordões celulares da raiz até à folhacujas paredes laterais apresentam um espessamento de lenhina, conferindo rigidez. 
  • Os vasos xilémicossão formados por células mortas colocadas topo a topoe em que nostraqueídosas paredes transversais estão presentes e as células contatam entre si através de poros.e nos elementos de vaso, as paredes transversais desaparecem e forma cordões celulares da raiz até à folhacujas paredes laterais apresentam um espessamento de lenhina, conferindo rigidez.
Transporte no Xilema

          Os iões e a água vão chegar ao xilema e constituir a seiva xilémica(ou seiva bruta) que é constituída por cerca de 99% de água e iões dissolvidos (fosfatos, nitratos, sulfatos, potássio, sódio e cloro). 

Floema

         Floema ou Líber, conduz a seiva elaborada nas folhas às outras regiões da planta. Existem 4 tipos de células:
  • elementos dos tubos crivosos (as células são anucleadas e alongadas, as paredes transversais possuem vários poros (crivos), formando a placa crivosa, por onde passa a seiva elaborada de uma célula para outra);
  • células companhia (estão ligadas às células dos tubos crivosos e fornecem energia a estas células);
  • fibras (são células mortas alongadas que conferem resistência e suporte à planta);
  • células parênquimosas (têm função de reserva).
         Todas estas células com exceção das fibras, são constituídas por células vivas.

Transporte no floema
        As substâncias produzidas nos órgãos fotossintéticos (seiva elaborada) vão ser transportados a todas as células dos restantes órgãos da planta pelo vasos floémicos. A seiva elaborada é constituída por sacarose, nucleótidos, hormonas, aminoácidos e iões orgânicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário