quarta-feira, 11 de junho de 2014

Teoria da Pressão

É uma força que impele a água e os solutos, através do xilema; até às folhas; é criada à custa da entrada por difusão de sais minerais e do transporte ativo de iões do solo para o interior da raiz, o que provoca a entrada contínua de água por osmose; é evidenciada por fenómenos como a gutação e a exsudação.

Teoria de tensão - coesão - adesão

A perda de água por transpiração, ao nível das folhas cria uma pressão negativa denominada tensão; devido à saída de água as células ficam hipertónicas; a pressão osmótica nas células aumenta o que faz com com que a estas células promovendo a absorção pela raiz. As moléculas de água por ação das forças de coesão, unem-se por pontes de hidrogénio facilitando a sua ascensão em coluna no xilema. Por forças de adesão estabelecem-se ligações entre as paredes do xilema e as moléculas de água.

Teoria do Fluxo de Massa

A sacarose desloca-se do local onde é produzida, através dos vasos crivosos até aos órgãos de crescimento ou de reserva. O mecanismo é um exemplo de "deslocação em massa" na qual o açúcar (sacarose) é arrastado pela água. O movimento é provocado pela diferença de pressão no floema desde o local onde existe sacarose em concentração mais elevada até ao local onde existe mais baixa concentração deste açúcar.

Sem comentários:

Enviar um comentário