Darwin e Wallace
O objetivo da missão do Beagle era cartografar pormenorizadamente a costa sul americana. Nesta expedição Darwin recolheu a maior parte dos dados que mais tarde utilizou para fomentação da sua teoria, a Teoria de Darwin e Wallace. Para além dos seus dados, também se baseou em:
- Dados geológicos: As leis naturais são constantes no espaço e no tempo; passado explica-se a partir dos dados do presente; na história da Terra ocorrem mudanças geológicas lentas e graduais.
- Dados da Biogeografia: Ele verificou a grande diversidade de seres vivos que diferem de continente para continente e de bioma para bioma. Verificou que existia uniformidade entre todos os seres vivos o que o levou a perceber que deveria de haver uma ancestralidade comum mas também que haviam diferenças entre populações próximas o que levou a pensar que cada uma delas tivesse sofrido uma evolução condicionada pelo tipo de ambiente particular em cada local. Foi através das experiências com estes dados que Darwin criou a teoria da seleção natural.
- Dados económicos: Percebeu que nascem mais indivíduos de uma população que o número que o ambiente consegue suportar, e por esta razão só alguns sobrevivem e podem deixar descendência.
- Dados de seleção artificial, seleção natural e variabilidade: Como Darwin era criador de pombos e através desta sua experiência percebeu que se consegue tanta diversidade a seleção artificial, cruzamentos seletivos de forma a obter indivíduos com determinadas caraterística, seria também possível, na natureza ocorrer esta seleção, designada por seleção natural. Seleção natural é o verdadeiro conceito que carateriza a teoria da evolução de Darwin.
Mecanismo de Evolução segundo Darwin
Princípios fundamentais:
- Os seres vivos da mesma espécie apresentam diferenças entre si, variabilidade de caraterísticas;
- As populações crescem segundo uma progressão geométrica e os descendentes são em maior número do que os que sobrevivem;
- Estabelece-se entre indivíduos de uma mesma população uma "luta pela sobrevivência", devido a vários factores do meio, como seja a competição pelo alimento, pelo refúgio, pelo seu habitat...
- Os indivíduos que sobrevivem apresentam mais caraterísticas favoráveis que lhes confere vantagens relativamente aos outros, que vão sendo eliminados. Ao longo das gerações sobrevivem os mais aptos;
- Os mais aptos vivem mais tempo e reproduzem-se mais, transmitindo as suas caraterísticas aos seus descendentes, havendo um reprodução diferencial;
- A reprodução diferencial permite ao longo do tempo a transformação e o aparecimento de novas espécies.
Críticas à Teoria de Darwin e Wallace
Embora Darwin afirmasse que havia heterogeneidade entre a população, não as conseguia explicar, nem a forma como havia transmissão das caraterísticas às gerações seguintes. Uma outra crítica prende-se com a paleontologia. Darwin considera a existência de uma evolução lenta e gradual, o que contraria o registo fóssil que evidencia alguns momentos de evolução rápida e a falta de fósseis de transição.
Sem comentários:
Enviar um comentário